2018-12-17_Encontro_Basilica.jpg

Orador: Padre Jorge Guarda | Vigário Geral da Diocese de Leiria-Fátima

Domingo, 13 de janeiro, 15h30

Basílica de Nossa Senhora do Rosário de Fátima

Nesta primeira edição dos Encontros na Basílica do ano pastoral dedicado ao tema "Dar Graças por peregrinar em Igreja", o vigário geral de Leiria-Fátima, padre Jorge Guarda, vai apresentar a comunidade cristã como "Povo de Deus em caminho", começando por situar o tema no ambiente sociocultural atual em que, por um lado, se cultivam muito as relações interpessoais e se gosta de estar entre as multidões e, por outro, se busca estar só e se afirma a liberdade pessoal, o que enfraquece o sentido de pertença.

Em resposta a estes sinais dos tempos, vão ser desenvolvidos três pontos:

1) Não se é cristão sozinho;

2) A apresentação da Igreja a partir de 4 imagens: Maria, casa, comunidade e povo peregrino;

3) 0s santuários como sinal e lugar de experiência da Igreja.

Na conclusão, será feita a referência à comunidade peregrina que caminha para o Santuário, para louvar a agradecer a Deus, e parte dele para o mundo, onde é fermento e agente de transformação espiritual, exercendo uma missão materna em relação a todos.

NOTA BIOGRÁFICA DO ORADOR

O padre Jorge Manuel Faria Guarda nasceu em 1958 (Santa Eufémia, Leiria) e foi ordenado padre em 1983. Estudou teologia em Coimbra e em Roma (universidades Lateranense e Gregoriana).

Foi pároco, formador, professor e diretor espiritual no Seminário de Leiria. Trabalhou na pastoral das vocações, tendo sido secretário da Comissão Episcopal do Clero, Seminários e Vocações. Orientou retiros a sacerdotes, a religiosos, a religiosas e a leigos.

Tem lecionado teologia, história das religiões e espiritualidade e feito conferências em vários lugares. Publicou “O Carisma dos Pastorinhos de Fátima” e “No Silêncio do Santuário. Orações a partir dos Salmos”.

É Vigário Geral da Diocese de Leiria-Fátima desde 1998.

PROGRAMA

15:30 | Palestra "A comunidade cristã, Povo de Deus em caminho", pelo padre Jorge Guarda

16:00 | Recital pelo Coro de Câmara de São João da Madeira, com a direção de Joana Castro

16:30 |Fim da Sessão