Azulejo da capelinha_Corte 2.jpg

Retiros e recoleções para o clero

Os retiros e as recoleções são organizados pela diocese de Leiria-Fátima com a anuência dos bispos de Portugal e estão abertos aos padres diocesanos e religiosos de todo o país que neles queiram tomar parte.

Após a celebração do centenário das aparições, o Santuário de Fátima propõe um triénio de vivência de um tempo de graça e misericórdia que, neste segundo ano, se inspira na frase bíblica «Sois agora povo de Deus» (1Pe 2,10) e se concretiza no tema Dar graças por peregrinar em Igreja. Continua-se, assim, a aprofundar e a viver os dons que a Mãe do Céu concedeu à Igreja e à humanidade e a acolher e corresponder ao desafio a sermos mensageiros, intercessores e construtores da paz nos corações e nas relações entre as pessoas, os grupos e os povos, como o fizeram os Santos Francisco e Jacinta Marto e a Irmã Lúcia.

Ao apresentar este calendário com as recoleções e retiros para 2019 em Fátima, convidamos os presbíteros a participarem, deixando-se encontrar e envolver pelo manto materno de Maria. A escuta e meditação da Palavra de Deus, a oração e adoração eucarística, a possibilidade de celebrar o sacramento da reconciliação, recebendo o abraço misericordioso de Deus, e o encontro fraterno com outros sacerdotes são momentos de graça que os referidos exercícios espirituais proporcionam. Deste modo, seremos fortalecidos para a nossa missão pastoral e obteremos maiores frutos para o Reino de Deus.

Recoleções 2019

• 7 de janeiro | P. Agostinho de Sá Tavares de Medeiros, CSSP
  • 4 de fevereiro | Doutora Maria do Rosário Soveral
  • 4 de março | D. António Vitalino Fernandes Dantas
  • 1 de abril | P. Eduardo Domingues Caseiro
  • 6 de maio |  Ir.ª Ângela de Fátima Coelho Silva, ASM
  • 3 de junho | P. Vítor José Mira de Jesus
  • 1 de julho | P. José Augusto Pereira Rodrigues
  • 5 de agosto | P. Sebastian Joseph, SVD
  • 2 de setembro | Dr. Nuno Miguel Reis Prazeres
  • 7 de outubro | Doutor Pedro Miguel Valinho Gomes
  • 4 de novembro | P. Pedro Miguel Ferreira Viva
  • 2 de dezembro | P. Simão Pedro Ferreira da Costa, IMC

As recoleções não necessitam de inscrição prévia. Começam às 10h30, com a recitação da Hora Intermédia, e terminam com o almoço. Realizam-se na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo.

Retiros 2019

• 15 a 19 de julho | a definir
  • 14 a 18 de outubro | P. Joaquim Augusto Nunes Ganhão
  • 4 a 8 de novembro | P. Joaquim da Silva Teixeira, OCD
  • 18 a 22 de novembro | D. Manuel Pelino Domingues

Os retiros principiam com o jantar do primeiro dia, às 20h00, e terminam com o almoço do último dia, às 12h00, na Casa de Retiros de Nossa Senhora do Carmo.

A inscrição deverá ser feita, por escrito, até 10 dias antes de cada data, para:
Departamento de Hospedagem
Santuário de Fátima